Regularidade nas doações de sangue é o que mantém o sistema funcionando

Regularidade nas doações de sangue é o que mantém o sistema funcionando

Agência transfusional do Madrecor realiza testes e preza pela segurança do material coletado.

Como muitos sabem, os meses do ano são marcados por campanhas de saúde, que remetem a alguma determinada doença ou assunto, visando a conscientização e cuidados. Em junho não seria diferente.

O mês é dedicado à campanha Junho Vermelho, que incentiva práticas de doação de sangue em nosso país. Segundo o Ministério da Saúde, temos 3,3 milhões de doadores regulares no país, o que significa que, 16 a cada mil brasileiros doa regularmente.

Analisando todos os dados, o Brasil se encontra dentro dos padrões da Organização Mundial de Saúde para os doadores de sangue, que coloca como meio de segurança, de 1 a 3% da população como doadora. O Brasil fica com 1,6% da população doando nos serviços de saúde que fornecem para o SUS, mas o número de doadores regulares ainda pode melhorar.

A doação de sangue possui alguns critérios para ser feita e separamos todos eles para você. Confira:

  • É necessário ter entre 16 e 69 anos. Para os menores de idade, é preciso ter o consentimento dos responsáveis e entre 60 e 69 anos, é preciso já ter doado alguma vez, antes de completar 60 anos;
  • Mínimo de 50 quilos;
  • Estar em bom estado de saúde;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação;
  • Não ter fumado nas duas horas anteriores à doação;
  • Não estar em jejum.

É importante ressaltar que cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas e o sistema só se mantém com as doações regulares. Para os homens, a frequência máxima de doação é de quatro vezes por ano e, para mulheres, de três vezes. Além disso, vale reforçar que o sangue é coletado com materiais descartáveis, estéreis e de uso clínico, além de passar por testes de sorologia e o chamado teste NAT, que identifica a presença de HIV e as Hepatites B e C.

Aqui em nosso hospital, possuímos uma agência transfusional, que recebe doações vindas do Hemocentro, realizam todos os testes para garantir que o material coletado pode ser utilizado e distribui aos setores que farão as transfusões.

Doar é deixar um pouco de você ao outro e garantir que vidas sejam salvas. Doe regularmente!

Deixar comentário