Madrecor Hospital possui setor específico para trabalhar em melhorias ao público.
Todos nós, ao buscarmos por um serviço de saúde, prezamos pelo nosso bem-estar e um atendimento de qualidade e as instituições têm pensado nisso, investindo em setores específicos para cuidar de tudo aquilo que diz respeito à experiência do paciente em sua vinda a um hospital.
Visando melhorias no serviço de saúde, a Organização Mundial de Saúde criou o Programa de Segurança do Paciente, que tem como foco aumentar a segurança do paciente e estabelecer critérios que possam evitar possíveis acidentes e falhas.
Para entender mais sobre o assunto, vamos voltar ao que é segurança do paciente. De acordo com o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), o conceito de segurança do paciente se refere ao conjunto de ações que tomamos para proteger o paciente de riscos e eventos adversos, além de observar e se antecipar a danos desnecessários durante a atenção prestada nos serviços de saúde.
Aqui no Brasil, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi lançado em 2013 e tem como foco contribuir com a qualificação dos profissionais da saúde, a fim de que eles consigam entender os conceitos e aplicá-los, visando um melhor cuidado com o paciente. Vale lembrar que, de acordo com o Ministério da Saúde, 4 à 17% de todos os pacientes admitidos em instituições de saúde, acabam sofrendo incidentes que não estão relacionados àquilo que eles foram tratar realmente.
Em nosso hospital, o setor da Qualidade é responsável por gerenciar essas ações e propor melhorias. O coordenador de qualidade do Madrecor Hospital, Mauro Vieira dos Santos Junior explica que o conceito de qualidade engloba a segurança do paciente em sua jornada dentro do hospital.
Ele esclarece que os hospitais devem pensar que a segurança do paciente está no propósito da instituição. O impacto é tão direto ao paciente que a Anvisa divulgou os dados de notificação de segurança do paciente de 2019 e, neles, cerca de 19.000 falhas foram geradas e a primeira e mais preocupante delas é relacionada à assistência de saúde. Isso mostra a fragilidade da falta de consistência na elaboração dos protocolos assistenciais que deveriam existir para prevenir esses eventos e que infelizmente existem apenas para contemplar uma exigência ou até mesmo omissão de responsabilidade. Esse cenário em que nos encontramos é um grande problema, porém, também pode ser uma grande oportunidade de melhoria na vida de quem passa pelas instituições de saúde,” esclarece Mauro.
Além disso, o coordenador explica que alcançar a qualidade é um trabalho feito dia após dia, construindo bases sólidas e contando com o apoio de todos os setores da instituição de saúde. “Acredito que, para alcançarmos a qualidade na assistência à saúde, devemos trabalhar com alguns pilares essenciais, que são: estabelecer a cultura institucional de segurança do paciente, envolver os colaboradores e gestores, para que entendam a verdadeira função que nós temos na saúde para prevenção. A melhor maneira de evitar que qualquer evento com o paciente é prevenindo.”
Mauro acredita ser de extrema importância que todos os envolvidos tenham a consciência de que fazem parte do processo de qualidade e que busquem sempre meios para aumentar a segurança do paciente. “Para que essa prevenção aconteça, precisamos entender como funciona nosso processo, quem são nossos fornecedores e clientes dentro da linha do cuidado deste paciente, e qual o nosso propósito para com ele, ou seja, qual o resultado clínico devemos alcançar com o paciente e assim melhorar sua experiência conosco,” finaliza Mauro.
Nosso setor de qualidade tem trabalhado para melhorar ainda mais a sua experiência em nosso hospital, sempre buscando fazer sempre MAIS por sua vida.