O que é qualidade de vida para você?

O que é qualidade de vida para você?

Apesar de aumentar o índice de qualidade de vida, Brasil ainda tem muito em que avançar.

Quando falamos em qualidade de vida, logo pensamos em índices de desenvolvimento humano ou baixa nas desigualdades sociais. Mas, a qualidade de vida vai muito além disso: está relacionada àquilo que temos de humano dentro de nós.

Mas, como as pesquisas são importantes, vamos a alguns dados. Segundo uma pesquisa realizada em 2019 pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e pela Fundação João Pinheiro, o Brasil apresentou melhora em índices como longevidade, que subiu de 75,72 anos para 75,99 anos. Já a educação também ganhou destaque, no quesito frequência das crianças, que segurou o índice.

Quando falamos de conceito, a qualidade de vida pode ser definida de diversas formas. Para o pneumologista do Madrecor Hospital, Ricardo Luiz Diniz dos Santos, a qualidade de vida engloba vários aspectos de nossa vida que precisam estar alinhados para que tudo ande bem. “A qualidade de vida engloba a felicidade em vários momentos, resiliência em situações difíceis, cuidar de si mesmo, praticar o altruísmo, poder trabalhar, ter o devido repouso e boa convivência em comunidade”, explica.

Para alcançar essa plenitude, Ricardo explica que existem algumas atitudes, que podemos aplicar ao longo de nossa trajetória para obter qualidade. “Em tempos como os que estamos vivendo, é essencial que você viva um dia de cada vez, tenha metas de curta e longo prazo, reserve um tempo para se cuidar, pratique atividade física, procure se alimentar de forma mais saudável, cultive momentos de felicidades ao lado de pessoas amadas, faça alguma forma de caridade, estimule sua positividade e acredite no controle emocional,” recomenda.

Muito além de conceitos e dos tempos difíceis como o que estamos passando, Ricardo esclarece que podemos obter qualidade de vida. O segredo é a busca interior daquilo que nos faz bem. “Uma boa qualidade de vida pode existir em qualquer época. A humanidade tem momentos e situações críticas como guerras, pandemias, desastres naturais, fome, miséria. As pessoas precisam acreditar e ter esperança em tempos melhores. Esta motivação é fundamental na busca da satisfação pessoal e da felicidade.

E aí, vamos em busca de qualidade de vida juntos?

Deixar comentário