O que é o amor para você?

O que é o amor para você?

Nossas emoções têm ligação direta com o que ocorre em nosso organismo

Começamos essa matéria com uma pergunta pequena, mas carregada de significados: o que é o amor para você? Para alguns, é uma palavra repleta de força, para outros um sentimento que move e traz esperança. Segundo o dicionário, o amor tem por definição: forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais.

Trocando em miúdos, o amor é aquilo que nos coloca em proximidade com as pessoas e que desperta em nós o que de melhor temos. Nos faz desejar e querer bem a quem nos rodeia. Mas, você pode estar se perguntando: qual o motivo de estarmos falando sobre emoções no blog do Madrecor Hospital? A gente te explica: é porque amamos cuidar de pessoas e valorizamos suas emoções.

Comemorado hoje, o Dia Mundial do Amor nos relembra que todas as nossas emoções são de extrema importância e isso vem desde a infância. Estudos comprovam que existem substâncias responsáveis por todas as nossas sensações de bem-estar, felicidade e, até mesmo, de amor: são os chamados neurotransmissores. Eles são uma espécie de mensageiros do nosso corpo, que codificam e reformulam as nossas reações.

Apelidado como “hormônio do amor”, a oxitocina é o neurotransmissor mais relevante quando falamos desse sentimento. Ele é liberado em nosso organismo quando estamos próximos àqueles que nos fazem bem, como familiares e companheiros. Ele é sempre estimulado através das interações sociais que temos, onde criamos laços que perdurarão por muito tempo.

Nesse dia, dedicado a esse sentimento tão nobre, deixamos algumas dicas para que você estimule a produção da oxitocina e espalhe muito amor por aí:

  • Procure estar o mais próximo possível daqueles que te fazem bem;
  • Tenha uma alimentação equilibrada (afinal, é ela quem ajudará seu organismo na produção correta da oxitocina);
  • Cuide bem da sua saúde mental e, caso você sinta que algo não está indo bem, procure auxílio de um profissional.

Deixar comentário