Novo vírus chega ao Brasil e deixa país em altera

Novo vírus chega ao Brasil e deixa país em altera

Coronavírus surgiu na China e já infectou mais de 24 mil pessoas

Sintomas como febre, tosse, diarreia, falta de ar e dificuldades para respirar são alguns que podemos destacar sobre o novo coronavírus, que foi descoberto na cidade de Wuhan, ainda em dezembro de 2019.

Acredita-se que um mercado que comercializava peixes e frutos do mar no centro de Wuhan tenha sido o propagador da doença. O que se sabe até agora é a transmissão é feita através de gotículas de saliva expelidas quando tossimos.

 Afinal, o que é o coronavírus?

O termo coronavírus, na verdade, se refere a um grupo viral que já possui organismos identificados e conhecidos, sendo que, essa família possui esse nome pelo formato que possui ao ser visto no microscópio, que lembra uma coroa (corona quer dizer “coroa” em italiano e espanhol).

Existem vários representantes do coronavírus que podem infectar o ser humano, porém, alguns deles podem causar doenças respiratórias mais graves, como pneumonia e síndrome respiratória, o que pode levar a morte.

Situação do Coronavírus no Brasil e no Mundo

A mais recente atualização sobre os dados de casos do Coronavírus na China, feita no dia 5 de fevereiro, eleva o total de mortes para 490 e mais de 24 mil pessoas infectadas. A maior parte dos casos está concentrada na China Continental, porém a doença já alcançou vários locais. Entre eles estão: Hong Kong, Tailândia, Macau, Austrália, Taiwan, Estados Unidos, Japão, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul, França, Vietnã, Camboja, Canadá e Nepal.

Na China, local em que a doença foi detectada pela primeira vez, o governo afirma ter isolado a cidade de Wuhan, fechado estradas que levam até ela e, também, orientado a população para que utilize equipamentos que protejam, como máscaras e luvas.

Já aqui no Brasil, o Ministério da Saúde confirmou, no dia 4 de fevereiro que está com treze casos de suspeita do coronavírus e já mudou os critérios para a avaliação de possíveis suspeitas do vírus. Antes, o governo estava considerando apenas pessoas que haviam passado pela província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan. Agora, o alerta está para toda a China, independente da província.

Além disso, o Ministério da Saúde elevou a classificação de risco do nível 1 para o 2, o que significa que o Brasil deve se preparar para uma iminente epidemia ou introdução do vírus no país. Uma das medidas adotadas pelo Brasil será a verificação de voos que vierem da China, para que o controle possa ser feito de maneira eficiente.

Algumas dicas são muito válidas para evitar a contaminação pelo coronavírus. Fique atento e comece a praticá-las hoje mesmo:

  • Evitar contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias;
  • Lavar bem as mãos;
  • Evitar tocar os olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
  • Evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como copos e talheres;
  • Utilizar álcool gel após lavagem das mãos.

 

 

 

 

Deixar comentário