Cuidados com os níveis de colesterol devem começar aos 25 anos

Cuidados com os níveis de colesterol devem começar aos 25 anos

Madrecor Hospital conta com equipe de cardiologia para atender e orientar os pacientes.

A saúde é nosso bem mais precioso e nosso corpo dá sinais quando algo não vai bem e eles têm vindo cada vez mais cedo, principalmente no que se refere ao coração.

Dados do periódico The Lancet, um dos principais quando se trata de pesquisas em saúde, mostraram que os níveis de colesterol em nosso organismo devem ser acompanhados mais de perto a partir dos 25 anos de idade. Isso porque, segundo a pesquisa, é nessa fase da vida que os riscos para problemas cardiovasculares e ligados à níveis altos de colesterol podem ser previstos e diagnosticados.

Neste mês, o dia 8 de Agosto é dedicado nacionalmente ao combate do colesterol e nada melhor do que explicarmos a você tudo sobre este assunto, para que você se cuide bem. O colesterol, nada mais é do que um composto gorduroso que auxilia na produção de diversas membranas celulares e de alguns hormônios do nosso corpo.

Eles são divididos em três tipos: o colesterol HDL (“bom”), colesterol LDL (“ruim) e o colesterol de densidade muito baixa (conhecido como VLDL), porém o mais falado e que pode causar malefícios à saúde é o colesterol LDL ou ruim.

O LDL, quando está em quantidades altas no organismo, pode desencadear diversas doenças, principalmente aquelas relacionadas ao sistema cardiovascular, como infarto e acidente vascular cerebral (ou AVC). Além disso, o acúmulo de gordura nas artérias, chamado de aterosclerose, pode contribuir para o surgimento dessas doenças.

Quando falamos no aumento do colesterol ruim, ele está diretamente relacionado, nos adultos, aos hábitos de vida, como a obesidade, a alimentação inadequada e a falta de exercícios físicos. Quando falamos da alimentação, o consumo exagerado de alimentos com gorduras trans ou saturadas, que estão presentes em produtos de origem animal, como biscoitos, margarina, salgadinhos, comidas congeladas, entre outros podem desencadear o entupimento das artérias, levando à outras complicações.

Os níveis de colesterol devem ser  acompanhados por um especialista, por meio de exames de rotina, para que, caso aja alguma alteração, ele possa indicar o melhor a ser feito, o que pode incluir a mudança dos hábitos alimentares e estilo de vida ou o uso de medicações, que auxiliarão no controle.

O que vale a pena frisar é que os cuidados com a saúde são a extensão de tudo aquilo que cultivamos como hábitos, portanto, para viver bem e ter bons níveis de colesterol, algumas dicas são importantes. Confira:

  • Comece agora mesmo a prática de alguma atividade física, caso você ainda não realize nenhuma. Movimentar o corpo é de extrema importância para evitar o sedentarismo.
  • Dieta equilibrada: se somos aquilo que comemos, o ideal é que tenhamos uma dieta o mais equilibrada possível, rica em cereais, fibras, verduras e com o mínimo possível de produtos industrializados e ricos em gorduras.
  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso e fuja do tabagismo.

Para você, que deseja cuidar bem da sua saúde, principalmente a que diz respeito ao seu coração, o Madrecor Hospital possui uma equipe de cardiologistas especializada, pronta para te atender e com agenda de consultas aberta. Além disso, em casos de urgência e emergência, você pode contar com o nosso Pronto Atendimento, que fica aberto 24 horas por dia, todos os dias.

Para agendamentos com cardiologistas, você pode entrar em contato pelo telefone: 34 3230- 6060.

Deixar comentário