Como está sua saúde mental?

Como está sua saúde mental?

Veja dicas de como você pode encontrar o equilíbrio

Ansiedade, depressão, fobias e tantos outros transtornos podem compor a cadeia de problemas que afetam a nossa saúde mental. Dados obtidos no relatório feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019 mostram que os brasileiros são tidos como as pessoas mais ansiosas do mundo, com um total de 18 milhões de pessoas convivendo com o transtorno. Isso representa 9,3% da população e deixa um alerta, já que, em 2017, os números já colocavam o país como “o mais ansioso do mundo”.

Porém, muitas vezes, quando falamos em saúde mental, podemos nos perguntar: qual é, de fato, o conceito de saúde mental e o que ele engloba? A psicóloga que atende no Madrecor Hospital, Andréa Botelho explica que a saúde mental diz respeito ao nosso equilíbrio emocional, aliado ao patrimônio interno que temos, para que consigamos lidar bem com nossas vivências e experiências externas. “É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo espectro de variações sem, contudo, perder o valor do real e do precioso. Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros”.

Além disso, Andréa esclarece que alguns fatores em nossa vida e rotina podem influenciar diretamente na perda de qualidade em relação à saúde mental. “Podemos citar alguns fatores desencadeantes para o surgimento de distúrbios mentais como o uso de drogas ilícitas, uso nocivo de álcool, o uso excessivo de aparelhos celulares, associados ao uso abusivo de redes sociais, o que tem gerado preocupação no que diz respeito ao comportamento das pessoas.”

Segundo a psicóloga, todos nós estamos suscetíveis a passar por problemas mentais e, de acordo com estudos, uma em cada quatro pessoas terá, um dia, algum tipo de doença mental e nas mulheres, esse número dobra. O fato se dá, principalmente, pelas duplas jornadas, que envolvem emprego e trabalho doméstico e isso se alia às mudanças causadas pelo ciclo hormonal.

Andréa destaca que o maior equívoco relacionado à saúde mental é acreditar que apenas cuidando da saúde mental, com prática de exercícios e alimentação equilibrada é o suficiente para uma vida saudável. É de extrema importância também unir isso a um equilíbrio emocional, para que tudo flua bem. “Além de ser vital para que uma pessoa se sinta bem consigo mesma e com o mundo que a rodeia, o equilíbrio emocional ajuda a reunir os recursos necessários para enfrentar problemas e transtornos psicológicos. É fundamental compreender que cuidar da saúde mental é uma necessidade de todos”, ressalta.

Segundo a profissional, algumas atitudes simples e que já estamos acostumados a ouvir são fundamentais e devem ser colocadas em prática para que a saúde mental esteja em equilíbrio. “Se, para ter um organismo e um corpo saudáveis, são recomendáveis alimentos leves, ingestão de água e outras práticas favoráveis, o mesmo deve acontecer com a mente, com a diferença de que o alimento para a alma é produzido pelo próprio indivíduo”. Algumas dicas de saúde mental que fazem total diferença:

  • Melhore a gestão do tempo;
  • Pratique atividades físicas;
  • Conviva com as pessoas que ama;
  • Tenha momentos de lazer;
  • Priorize uma boa noite de sono;
  • Cuide da alimentação;
  • Inicie sessões de psicoterapia.

Gostou das nossas dicas? Então cuide-se!

Deixar comentário