Tratamento médico correto pode amenizar os sintomas da doença.
Sintomas como tosse seca, chiado no peito, dificuldade para respirar, respiração rápida e curta, desconforto torácico e ansiedade podem ser sinais da asma, doença respiratória crônica que afeta, principalmente, os pulmões.
Os sintomas costumam se acentuar à noite e nas primeiras horas da manhã ou quando a pessoa realiza exercícios físicos, fica exposto a substâncias alérgenas (como poeira, por exemplo), a poluição ambiental e mudanças climáticas. Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente, são cerca de 6,4 milhões de brasileiros convivendo com a asma, que ainda não tem cura, mas possui tratamentos, que são de extrema importância para que o paciente tenha uma rotina mais tranquila e conviva bem com a doença.
É importante frisar que a asma, se não tratada corretamente, pode levar à morte pois as crises extremas ou acrescidas de uma outra doença que o paciente já tenha, debilitam o corpo. A qualquer sintoma que denote uma crise asmática, é importante procurar atendimento médico.
Para aqueles que têm a doença, algumas dicas podem ajudar na prevenção de crises e amenização dos sintomas. Confira o que separamos para você:
- Mantenha os ambientes limpos e evite acúmulo de poeira e sujeiras;
- Não fume;
- Se possível, tome a vacina da gripe;
- Beba bastante água;
- Mantenha seu peso ideal e invista em exercícios físicos, com o acompanhamento de um profissional.
Vale lembrar que, em nosso hospital, temos profissionais preparados para te atender e oferecer todo o suporte, caso você ou algum familiar passem por uma crise asmática. Nosso pronto atendimento funciona 24h e estamos sempre prontos a fazer mais pela sua vida.