75% dos problemas oftalmológicos poderiam ser evitados com diagnóstico precoce

75% dos problemas oftalmológicos poderiam ser evitados com diagnóstico precoce

Oftalmologista do Madrecor Hospital dá dicas para uma boa saúde dos olhos.

Dizem que os nossos olhos são as janelas da alma e que, com eles, podemos ver o que há de melhor no interior das pessoas. Teoria ou realidade? Não sabemos, mas o fato é que a saúde ocular é de extrema importância.

No Dia da Saúde Ocular, comemorado em 10 de julho, trazemos alguns dados da Organização Mundial de Saúde, que demonstram os efeitos da falta de cuidados com a visão. 246 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com perda moderada a severa da visão e que 75% dos problemas visuais poderiam ter sido evitados se as pessoas fizessem o dever de casa, indo ao médico regularmente.

O oftalmologista do Madrecor Hospital, Tadashi Ono Junior, explica que a percepção de uma boa saúde ocular é individual. “Sem dúvida a acuidade visual (o quanto nós enxergamos) deve ser nítida em cada um dos olhos, permitindo que o indivíduo realize suas atividades cotidianas sem desconforto ou restrições,” esclarece. “Uma apresentação normal da região dos olhos é um sinal de boa saúde visual. Qualquer deformidade, desvio ocular, inchaço ou alteração da cor, podem ser sinais de problemas”.

Aconselha que “as pessoas devem se atentar à nitidez da sua visão para longe em cada olho separadamente, à presença de fadiga ou desconforto para leitura, ao alinhamento normal dos dois olhos, dores, coceira etc. Sempre procurar o medico oftalmologista para exames de rotina, pois também existem doenças oculares que são silenciosas, por exemplo, o glaucoma, que pode não dar sintoma algum no início e meio da doença”, esclarece o médico.

O ideal, segundo Tadashi, é que o acompanhamento da saúde ocular comece bem cedo, logo no primeiro ano de vida, feito de maneira anual. Para alguns casos que mais especiais, podem-se precisar de mais consultas ao longo do ano.

O médico oftalmologista também alerta para o fato de que, alguns hábitos são fundamentais para que a saúde ocular seja mantida. “Ter vida saudável com uma equilibrada alimentação, a prática regular de exercícios físicos, uma boa noite de sono, as relações afetivas positivas, a prática de atitudes para aliviar o estresse e sempre consultar um oftalmologista para o exames de rotina e detecção precoce de qualquer problema visual.

Deixar comentário