100 mil mortes são registradas anualmente por infarto no Brasil

100 mil mortes são registradas anualmente por infarto no Brasil

Setores como o de Hemodinâmica são importantes para diminuir os casos.

Dor no peito e formigamento são os mais conhecidos e clássicos sintomas do infarto, que atinge 100 mil pessoas por ano em nosso país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI).

Mas, antes de sofrer um infarto, já parou para pensar que ele pode ser evitado com algumas atitudes ou ter suas consequências minimizadas com um diagnóstico rápido e preciso? Para isso, é importante que o hospital tenha um aparato para te receber e isso inclui o serviço de hemodinâmica.

Segundo o cardiologista e hemodinamicista do Madrecor Hospital, Edson Elviro Alves, a hemodinâmica é um serviço que vem se aprimorando ao longo dos anos, oferendo aos pacientes procedimentos cada vez menos invasivos. “A hemodinâmica com todos os seus avanços, tem trazido benefícios importantes aos pacientes, uma vez que propicia procedimentos terapêuticos menos invasivos, o que auxilia em uma melhor recuperação”, explica.

O serviço de hemodinâmica envolve diversas especialidades, que vão desde ao cardiologista, passando por um neurologista, radiologista e indo até o cirurgião cardiovascular. Uma equipe completa de profissionais é mobilizada para que o atendimento seja feito da melhor forma possível, prezando pela vida e bem-estar do paciente.

Além disso, Edson esclarece que os procedimentos desenvolvidos nesse setor estão vinculados ao ambiente hospitalar e podem ser programados ou de urgência/emergência. “Podemos realizar procedimentos programados, como as desobstruções de artérias (chamadas de angioplastias), implantes de próteses e valvas cardíacas e também estamos habilitados e preparados para receber ocorrências de urgência e emergência, em que se necessita rapidez no atendimento, como é o caso de infarto agudo do miocárdio, por exemplo”.

O cardiologista lembra que é de suma importância a presença de um serviço eficaz de hemodinâmica dentro de um hospital, pois casos mais sérios, como os de um infarto agudo do miocárdio, por exemplo, podem ser fatais se o atendimento não for rápido. “No caso específico de um paciente com infarto agudo do miocárdio, por exemplo, ser atendido em um hospital que tem serviço de hemodinâmica com funcionamento 24h é fundamental, uma vez que, nesse caso, a demora no atendimento significa prejuízo para o coração. Se a artéria está obstruída, não chega sangue no músculo cardíaco, o coração pode sofrer uma parada por falta de circulação e o paciente evoluir para o óbito”, finaliza Edson.

Muito além do serviço de hemodinâmica, é importante que você realize exames periódicos e sua saúde do coração esteja em dia!

 

Deixar comentário