Você sabe como calcular seu peso ideal?

Você sabe como calcular seu peso ideal?

O peso é um determinante quando o assunto é saúde do corpo. Engana-se quem pensa que estar com o peso indicado é apenas uma questão estética. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a partir do controle do peso corporal temos uma melhor qualidade de vida e prevenimos doenças.

Mas como saber se você está no peso adequado? A OMS reconhece o cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC). IMC  faz uma relação entre a massa corpórea e a altura. A partir dele as pessoas que se encontram abaixo ou acima do peso indicado, podem buscar ajuda de um especialista e iniciar hábitos alimentares mais saudáveis aliados a atividade física.

Saiba como calcular seu IMC:

O IMC é resultado da divisão entre a massa (seu peso) e a altura. A equação é representada da seguinte forma:

Saiba o que significa cada resultado:

Apesar do IMC ser um método válido, é importante utilizar  outras formas de avaliação mais específicas para se obter uma análise da composição corporal mais precisa. Segundo, Rafaela Degaspari, endocrinologista do Madrecor, os métodos que podem ser utilizados para avaliar a composição corporal são: DXA (densitometria por emissão de raios X de dupla energia), bioimpedância e mensuração de dobras cutâneasa.  Lembre-se, sua saúde é muito importante, portanto para se iniciar uma dieta de forma saudável é preciso ter acompanhamento de um profissional. Cuide-se!

Deixar comentário