A importância do Check-up na manutenção da saúde

A importância do Check-up na manutenção da saúde

Muitos brasileiros brincam ao dizer que o ano só começa após o carnaval, depois das festas e folias. Além de voltar para a rotina de trabalho e estudos, é importante prestar atenção na saúde. Assim, esse é o momento de marcar um check-up, que nada mais é do que avaliação médica com exames específicos de acordo com a idade, o sexo e o histórico pessoal e familiar. Por meio do check-up é possível identificar o estado de saúde do paciente, bem como, diagnosticar precocemente alguma doença que ainda não tenha se manifestado.

Dr. João Lucas O’Connell

Os exames mais comuns a serem feitos são: sanguíneo, análise de urina e fezes, eletrocardiograma e exame oftalmológico. Segundo João Lucas O’Connel, médico cardiologista do Madrecor Hospital, esses exames avaliam o funcionamento de alguns órgãos e sistemas como a medula, o fígado, os rins e a tireoide e também o nível sérico de alguns elementos essenciais como: a glicose, o colesterol, o sódio, o potássio e outros. Para as mulheres, ainda se recomenda o Papanicolau como preventivo e para os homens a ultrassonografia e PSA, para avaliar a próstata.

As recomendações médicas após o resultado podem variar entre orientações sobre uma rotina de atividade física, parar de fumar e ter uma alimentação mais saudável até a indicação de um tratamento após o diagnóstico de alguma doença. Desta forma, o check-up tem um impacto positivo na qualidade de vida do indivíduo.

Exames feitos anteriormente podem ser de grande utilidade para a avaliação atual, como forma de montar o histórico de saúde do paciente. Para adultos saudáveis, é recomendável fazer os exames de rotina a cada dois anos. Pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão ou câncer devem fazer a cada seis meses. Já indivíduos com fatores de risco como: obesidade, e colesterol elevado devem fazer a cada um ano.

Nossos médicos estão à sua disposição para lhe atender nas avaliações de check-up e oferecer orientações para que você tenha uma vida cada vez mais saudável. Para agendar o seu check-up, ou obter mais informações, ligue para a central de consultas do Madrecor Hospital no número (34) 3230-6060.

Deixar comentário