Dores no joelho? Descubra o que é artrose.

Dores no joelho? Descubra o que é artrose.

Se você sente frequentemente dor no joelho após esforços físicos ou até mesmo em repouso, cuidado! O problema pode ser sério.

Conhecida popularmente como “desgaste”, a artrose dos joelhos consiste no “envelhecimento” articular, com degeneração e inflamação das cartilagens do joelho. Muitas vezes, trata-se de um processo natural do envelhecimento, porém, em alguns casos específicos, pode surgir precocemente e ter rápida progressão.

Com o envelhecimento da população mundial, a artrose do joelho tem se tornado cada vez mais comum. O aparecimento do problema é mais comum em pessoas acima de 45 anos, porém muitos fatores estão relacionados ao aparecimento da doença, tais como: excesso do peso, doenças inflamatórias devido ao uso indevido da articulação e traumatismo direto, por exemplo, cair de joelhos. Estes fatores podem fazer com que o indivíduo desenvolva a artrose ainda jovem.

Segundo Wilson José da Costa Filho, Coordenador

Wilson José da Costa Filho, Coordenador do Departamento de Ortopedia do Hospital Madrecor e Especialista em Cirurgia do Joelho

do Departamento de Ortopedia do Hospital Madrecor e Especialista em Cirurgia do Joelho, o principal sintoma da artrose é a dor de caráter progressivo. “Em casos iniciais a dor ocorre, principalmente, durante e após esforços físicos, tais como longos períodos em pé ou caminhadas. Conforme ocorre sua progressão, a dor surge até mesmo em repouso e durante o período noturno, causando grande impacto na qualidade de vida do paciente”, reitera o especialista.

Outro sinal frequente na Artrose dos Joelhos é o desvio do eixo, comumente referido pelos pacientes como “minhas pernas estão entortando”. “Quando mais avançada, a osteoartrose pode provocar deformidades progressivas dos membros inferiores, gerando ainda mais dor e limitação da mobilidade” explica o médico

O tratamento indicado para casos iniciais consiste em readequação do peso corporal, atividades para alongamento e fortalecimento global de membros inferiores, devendo sempre ser evitadas atividades físicas de impacto, tais como corrida ou saltos. A associação de medidas complementares deve ser individualizada, sempre orientada por equipe multidisciplinar.

Segundo o especialista, nos últimos anos houve grande avanço nas terapias disponíveis, tais como:

  • Medicações Condroprotetoras (que “protegem” a cartilagem),
  • Infiltrações intra-articulares com Ácido Hialurônico (viscossuplementação)
  • Procedimentos cirúrgicos dos mais diversos, desde os mais simples, realizados por Videoartroscopia, até substituição de toda a articulação, mais conhecida como Prótese de Joelho.

“Com o avanço das técnicas e qualidade dos materiais disponíveis, há cada vez mais segurança no tratamento cirúrgico, com menores índices de complicações e melhores resultados para os pacientes” explica o especialista.

O tratamento para Artrose dos Joelhos deve ser individualizado, de acordo com as características de cada paciente. Portanto, notando qualquer sintoma, procure um médico ortopedista para que seja indicado o melhor tratamento para o seu caso.

O Madrecor Hospital dispõe de equipamento de ponta para a realização de procedimentos cirúrgicos, com o que há de mais moderno no mundo, além de equipe multidisciplinar especializada com ortopedistas especialistas em joelho, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros.

Deixar comentário